quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cidades de Mato Grosso e Pará entram em alerta por baixa umidade do ar

Os níveis de umidade do ar baixaram ainda mais nesta quarta-feira na região sul e sudoeste do Estado do Pará. De acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar às 14h era de apenas 19% em Itaituba, na divisa com o Amazonas, e também em Conceição do Araguaia, na divisa com Tocantins.
Com os valores, os dois municípios entraram em estado de alerta para o ar seco, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). A temperatura chegou a 35ºC em Conceição do Araguaia e todo o sul do Pará. Com o maior aquecimento do ar, os níveis de umidade tendem a baixar nesta tarde.
Dias secos e muito quentes são comuns no sul do Pará nesta época do ano. É o período de estiagem no qual a região em geral fica ensolarada, quente e sem chuva. Baixos níveis de umidade e calor até mesmo de 40ºC são comuns até o reinício da chuva, que normalmente ocorre a partir de outubro.
A OMS estabelece nível de atenção para ar seco de 21% a 30% de umidade relativa do ar. Já o estado de alerta se caracteriza pela umidade entre 12% a 20%.
Ar seco em Cuiabá
Cuiabá (MT) voltou a registrar temperaturas altas e tempo seco nos últimos dias. Desde as 12h, os níveis de umidade baixaram para 20%, que também determina estado de alerta. A medição é do aeroporto de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, onde a situação piorou ainda mais às 14h, quando a umidade chegou em 19%. A temperatura na cidade chegou aos 35ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares