quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Click do Dia : Usina Hidrelétrica de Tucuruí-PA

Os primeiros estudos para a construção de uma hidrelétrica que aproveitasse o potencial do rio Tocantins iniciaram-se por volta de 1957 e seguiram durante a década de sessenta. Com o início da ditadura militarfoi implantado no sul do estado o Projeto Grande Carajás, visando o desenvolvimento da Amazônia oriental através da atividade minero-metalúrgica e de projetos agropecuários-florestais. No entanto, para a consolidação desse projeto, Tucuruí tornava-se ponto decisivo.
Na década de 70 iniciam-se os trabalhos para a construção da hidrelética e o município começa a ganhar a infraestrutura necessária, são construídos um aeroporto e vilas para abrigar os operários, engenheiros e demais funcionários da obra.(Vilas Permanente e Temporárias I e II).As vilas da Eletronorte são verdadeiros condomínios fechados contando com água e esgoto tratados, ruas pavimentadas, supermercados, escolas, creches, clubes, entre outras comodidades.
A usina tem sua 1ª etapa concluída em 1984 e é inaugurada pelo presidente Figueiredo, com potência instalada de 4000 MW. A segunda etapa é concluída apenas em meados de 2007 elevando a capacidade para 8000 MW.
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí mudou radicalmente a base ecônomica, a população e as perspectivas da cidade que pode ter sua história dividida em dois momentos muito distintos o antes e o depois da hidrelétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares