segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Itaituba realiza a 21ª edição da Expoagro Industrial

Começou no último sábado dia 18 e vai até dia 26 de setembro, a 21ª Expoagro Industrial de Itaituba. A pré-abertura aconteceu com a tradicional cavalgada, que faz parte do calendário de atrações deste evento que é um dos maiores do sudoeste paraense. Todos os anos, pecuaristas e empresários agrícolas realizam a cavalo um percurso de mais de dez quilômetros, saindo das proximidades do parque de exposições e percorrendo o centro comercial.

Este evento, conta com adesão também dos carroceiros, motociclistas, veículo e a comunidade em geral. Trata-se de um momento de integração onde é evidenciada a representatividade deste setor, um segmento econômico da maior importância para o desenvolvimento do município de Itaituba.
A Expoagro hoje é um suporte para o setor e apresenta dados qualitativos e quantitativos em relação ao rebanho bovino, evidenciando uma qualidade com o melhoramento genético que vem acontecendo nos últimos anos. Considerada a vitrine da agropecuária regional, a Exposição Agropecuária de Itaituba que vem abrindo espaço para a produção familiar do Tapajós, popularizando o evento como instrumento de geração de renda.
O setor agropecuário da região do Tapajós é um dos mais sólidos da economia e a região é considerada área livre de aftosa, o que conta ponto em favor do criador, que tem investido na melhoria genética do rebanho através da fertilização in vitro de embriões. Produtores como Juvêncio Pereira da Silva, Juarez Alves da Silva, Dorinaldo da Silva, Valmir Climaco e outros estão investindo em genética e isso repercute lá
A expoagro, evento que nasceu com a criação do Sindicato dos Produtores Rurais - SIPRI reúne o que há de melhor na agropecuária, indústria, mineração e meio ambiente de Itaituba e região. Toda a área de mais de 20 mil metros quadrados foi devidamente preparada para receber os visitantes e expositores durante os oito dias reservados para o evento. A prefeitura como parceira dinamizou a infraestrutura do local com a iluminação e limpeza pública.

No princípio, a Feira Agropecuária de Itaituba era mais voltada para a diversão. Foi a partir de 1995 que os integrantes do sindicato responsável pelo evento perceberam que a programação deveria ter um aspecto mais comercial. Hoje, já se pode dizer que a feira é um expositor de produtos de qualidade, dos animais de alta linhagem e dos avanços obtidos a partir das pesquisas de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares