segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Paciente que passou férias no município teria contraído a doença no Pará

O secretário de saúde de Ijuí, no noroeste do Estado, Claudiomiro Pezzetta, confirmou nesta segunda-feira pela manhã o primeiro caso de dengue no município. A paciente teria apresentado os sintomas um dia antes de viajar de Itaituba, no Pará, para Ijuí, no início do mês.

— Ela esteve na cidade em visita a familiares. Passou por dois bairros, mas ciente da possibilidade de estar com doença, procurou o serviço de saúde. Todas as pessoas que tiveram contato com ela não apresentaram sintomas — afirma o secretário sem informar o nome e o bairro onde o caso foi notificado.

Apesar de medidas preventivas terem sido tomadas durante todo o ano passado e início deste, Pezzeta explica que, alguém tenha sido infectado, a doença tem até sete dias para se manifestar.

Desde que soube do caso, a prefeitura pulverizou inseticida em um raio de 300 metros em volta da residência onde a paciente esteve, limpou os depósitos de água e determinou que todos usassem repelentes.

— No ano passado os 36 bairros da cidade tiveram incidência do mosquito, e fomos pegos despreparados. Desde vez, fizemos trabalho de prevenção.Todos os casos notificado com suspeita de dengue tiveram resultados negativos. A comunidade deve ficar tranquila porque o caso não é de Ijuí, é importado do Pará.

No ano passado, mais de três mil casos de dengue foram notificados na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares