domingo, 8 de maio de 2011

Empresariado vê divisão do Pará com ressalvas

Otimismo em Itaituba

A contagem de 265 votos a favor, 51 contra e 13 abstenções transparece o forte desejo pela divisão territorial do Pará e a consequente criação de um novo Estado, o de Tapajós. O fato deixou eufóricos os moradores de Itaituba.

Em Itaituba, o Movimento SOS Tapajós, na década de 1990, presidido pelo empresário Armando Nunes Miqueiro, foi o principal defensor dessa bandeira. Ontem, a reportagem conversou com Armando Miqueiro.

“Eu acredito que o atual estado de coisas é, em grande parte, responsabilidade dessas dimensões absurdas do Estado. Eu defendo a ideia de que se deve dividir para somar. Estamos otimistas e vamos encampar a luta para que aconteça o plebiscito”, disse o empresário.

O comerciante Patrick Sousa foi enfático ao dizer que “esse é um clássico exemplo de democracia”. Mesmo que a votação tenha sido restrita ao Colegiado de Líderes dos partidos políticos, isso representa um avanço significativo na luta pela divisão territorial. Patrick é presidente da Associação Empresarial e Industrial de Itaituba (Asei).

“O Pará é um dos maiores poções territoriais do mundo. É impossível se administrar um Estado de dimensões continentais, como o nosso, sem falhas. Precisamos, neste momento, pensar no nosso desenvolvimento e entender que, com a criação do novo Estado, estaremos dando mais um passo em direção ao progresso. Temos que pensar em políticas públicas de ampla resposta social; precisamos ter em mente que a nossa região é carente e subdesenvolvida”.

Depois de tomar conhecimento da votação do projeto pela realização do plebiscito, parte do empresariado local sugeriu uma reunião envolvendo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Asei, o Conselho do Jovem Empresário (Conjove), o Conselho da Mulher Empresária (CME), OAB, Câmara de Vereadores, a Prefeitura e outros órgãos e entidades para que seja feito um amplo estudo da viabilidade da criação do novo Estado. Em seguida, deverá ser criada uma cartilha que vai levar todas essas informações às populações dos municípios que compõem o Polo Tapajós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares