sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dilma diz que não faz 'distinção' entre governador de oposição e de situação


A presidente Dilma Rousseff fez um novo aceno à oposição nesta sexta-feira (28), durante visita a Porto Alegre. Ela afirmou que em seu governo vai ter um bom relacionamento e fará parcerias com os governadores da oposição. "Nós não fazemos distinção de governador, de prefeito, que seja de oposição ou de situação", disse. No discurso de posse no Congresso, Dilma disse que estenderia a mão à oposição.
A presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em encontro nesta sexta-feira (28) no Palácio do Piratini, em Porto Alegre (RS). Segundo Dilma, a mudança na relação do Executivo com os governos estaduais de oposição ocorreu no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela disse que pretende dar seguimento a essa política.  "O que nos importa é uma relação direta com representantes legítimos eleitos pelo povo", afirmou a presidente. Ela confirmou que abrirá escritórios em Porto Alegre e Belo Horizonte.
Sobre as negociações para o aumento do salário mínimo, Dilma afirmou: "O que queremos saber é se as centrais querem ou não a manutenção do acordo pelo período do nosso governo. Se querem, o que nós propomos para este ano é R$ 545 ". Dilma reforçou a importância da manutenção do acordo, pois estabeleceu uma metodologia para a correção do salário mínimo.
Após reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, Dilma embarcou para São Paulo, onde terá duas reuniões, uma sobre Olimpíadas e outra sobre aeroportos.
Viagem
Sobre sua viagem à Argentina, a primeira ao exterior como presidente eleita, Dilma afirmou que tratará de temas como cooperação na área nuclear para fins pacíficos e posicionamento no G20 -  o grupo de nações com as 20 maiores economias mundiais.
"A Argentina é um dos elementos fundamentais para o posicionamento do Brasil na América Latina", afirmou Dilma. "O desenvolvimento do Brasil passa pela parceria com países da região", completou.
A presidenta chega a Buenos Aires neste domingo (30). Na segunda-feira (31), Dilma se reúne com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e em seguida participa de uma reunião ampliada com ministros argentinos e brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares