quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Itaituba : 8 farmácias lacradas, gente presa e mercadoria apreendida na operação topázio

O Conselho Regional de Farmácia (CRF) apreendeu, ontem, 1,6 tonelada de medicamentos na cidade de Itaituba, sudoeste do Pará. A apreensão fez parte da operação "Topázio 7", realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Sanitária do município. Desde o início do ano, dezenas de estabelecimentos farmacêuticos foram interditados pela operação, que tem como objetivo coibir a prática do comércio ilegal de medicamentos.


A operação teve o comando do Conselho Regional de Farmácia, por meio do presidente da entidade, o farmacêutico Daniel Costa. Uma equipe de 30 profissionais passou todo o dia de ontem fiscalizando farmácias e até mesmo supermercados. Ao todo, 25 farmácias foram visitadas, sendo que oito foram interditadas e 15 autuadas. Uma pessoa foi presa pela venda de medicamentos sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
De acordo com Daniel Costa, as irregularidades passíveis de punição vão da venda de medicamentos adulterados, falsos ou contrabandeados até a ausência de um profissional habilitado em farmácias, no caso, um farmacêutico. Segundo o presidente do Conselho Regional de Farmácia, a operação "Topázio" pretende evitar tais irregularidades para garantir a saúde da população, que deve evitar adquirir remédios sem as especificações impostas pelos órgãos competentes.
O dono da Casa das Ervas, loja de medicamentos fitoterápicos localizada na região central de Itaituba, foi preso em flagrante pela venda de medicamentos sem registro. "O crime é inafiançável", avisou Daniel Costa, que revelou que até mesmo alguns supermercados da região foram fiscalizados e autuados por venderem produtos da Planta Kura, fábrica de fitoterápicos artesanais que foi fechada em Ananindeua no início de agosto.
"Até mesmo colírio sem registro e de fabricação suspeita foi apreendido. Nós, do Conselho Regional de Farmácia, estamos lutando contra esse tipo de crime desde o início do ano e vamos continuar fiscalizando os estabelecimentos", disse o presidente do conselho. Hoje, a operação "Topázio 7" continua na cidade de Itaituba, assim como em outros municípios do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares