terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pará : Círio de Nazaré movimenta economia paraense

O Círio 2010 vai custar cerca de R$ 2,2 milhões com um crescimento orçamentário em relação ao do ano passado de quase 10%. A informação foi divulgada esta semana pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos).


Uma das maiores manifestações católicas irá acontecer em um cenário de crescimento econômico não só no Pará, mas de todo o Brasil. Segundo o Dieese, o emprego e a renda estão em franca recuperação, depois de quase dois anos de complicações em virtude dos reflexos da crise internacional.


Além do emprego e da renda, vários outros indicadores econômicos ratificam esta melhora, entre eles estabilização da moeda, mais dinheiro nas mãos das famílias por meio da melhoria nos salários e aumento do credito e estabilidade inflacionária. Muito embora os juros ainda continuem elevados. A taxa Selic do Banco Central está em torno de 10% ao ano, enquanto que a do crediário e do cheque especial ultrapassam 50%.


No caso especifico dos Romeiros e Turistas do Círio 2010, a situação está complicada este ano, em função dos aumentos quase generalizados nos custos das principais despesas, entre elas o transporte, a hospedagem, as promessas em cera e a alimentação. A inflação dos últimos 12 meses está girando em torno de 4,50%, mas várias despesas aumentaram.


Com o Círio de Nazaré são movimentados praticamente todos os setores produtivos da economia paraenses, principalmente o Comércio, Indústria, Serviços e dentro deste com maior ênfase o Turismo em todas as suas vertentes seja o Religioso (onde o maior ícone é o Círio), o Turismo Receptivo e o Turismo de Negócio.

Além de evangelizar, o Círio de Nazaré também funciona como um grande propulsor da Economia no Estado gerando emprego e renda. No caso do emprego, cerca de 95% do trabalho no Círio é informal e a estimativa é de um crescimento deste mercado de trabalho em cerca de 30% na quadra nazarena.


Analisando alguns aspectos econômicos do Círio, é possível ter uma idéia da importância e dos impactos econômicos do mesmo na economia do Estado do Pará. Pesquisas do Dieese mostram que aos longos dos anos o número de romeiros e turistas vindos a Belém para o Círio não parou de crescer. A estimativa para este ano é de cerca de 2,1 milhões de pessoas. Segundo dados da Paratur, o número de turistas que vem a Belém no Círio, vem aumentando ano após ano. Nos últimos cinco anos (2006 a 2010 já com as projeções para este círio) o crescimento de turistas é de cerca de 9,52%.

No Círio 2006 estiveram em Belém cerca de 63 mil turistas; no Círio 2009 o numero de Turistas subiu para cerca de 66 mil e para este ano a estimativa da Paratur é que este número chegue a 69 mil turistas (a maioria do Brasil) com um crescimento de 4,50% em relação ao ano passado.


Em termos de previsão de gastos no Círio, também os números impressionam. Dados mostram que no Círio 2006 a estimativa de gastos dos cerca de 63 mil turistas tenha alcançado cerca de U$ 22 milhões de dólares; em 2009 o gasto estimado foi de cerca de U$ 24 milhões de dólares e a previsão para este ano é que o gasto dos cerca de 69 mil turistas no Círio gire em torno dos U$ 25 milhões de dólares.

Este previsão de gastos nos últimos 05 anos (2006 a 2010, Já com as projeções para este círio) mostram um crescimento de 13,64%. Em relação ao ano passado as previsões são de um crescimento de cerca de 4,50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares