O Ministério Público Federal do Pará anunciou que termina no dia 31 de janeiro o prazo para as prefeituras aderirem ao pacto contra o desmatamento na pecuária no Estado. Segundo o órgão, 30 municípios já fazem parte da ação, que prevê tolerância zero com o avanço sobre a floresta e a regularização ambiental das propriedades rurais.
O acordo firmado com o MP estabelece que as propriedades dos municípios comprometidos estendam os prazos para adesão ao CAR, Cadastro Ambiental Rural. As propriedades acima de 3 mil hectares terão até 30 de agosto de 2011; as que tem entre 500 e 3 mil hectares terão até o final de 2011 e as menores de 500 hectares até junho de 2012.
O trabalho conjunto com os municípios é resultado de um processo iniciado em 2009 com os maiores frigoríficos do país, acusados pelo MPF e pelo Greenpeace de comprarem animais criados em áreas desmatadas ilegalmente da Amazônia e, assim, contribuir com o crime ambiental. Entre as empresas envolvidas na ação do MPF estão JBS, Marfrig e Minerva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário