A redação elaborou uma lista com as principais perguntas enviadas por leitores sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As respostas estão baseadas em informações divulgadas pelo Ministério da Educação neste fim de semana, após a aplicação das provas.
Envie suas dúvidas a Redação.Confira perguntas e respostas:
Preenchi o gabarito invertido porque segui os cabeçalhos, que estavam errados. O que fazer?
O MEC vai abrir uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas. O estudante poderá pedir para que o gabarito seja corrigido de forma invertida.
Quando o site para reclamações começa a funcionar?
Na quarta-feira (10) e fica aberto até o dia 16.
Respondi metade das questões na ordem numérica e metade na ordem invertida porque os fiscais não sabiam informar o que fazer. Como será corrigida minha prova?
Você deve fazer uma reclamação na página que o MEC colocará no ar na quarta-feira (10).
Fiz a prova amarela no primeiro dia. Tinham questões faltando, outras duplicadas e questões da prova branca no meio do caderno. Foi um caos. O que fazer?
O ministério informou que vai analisar os problemas individualmente. Se avaliar que algum candidato foi prejudicado, o Inep não descarta uma maneira de reaplicar o exame a essas pessoas.
Quantas provas amarelas do primeiro dia do Enem 2010 tiveram problemas?
Apesar de ainda não ter um levantamento de quantas pessoas tiveram problema com o exame, a estimativa é de que cerca de um 1% das provas amarelas, cerca de 20 mil cadernos, estavam com erros de impressão. A maior parte dos cadernos – 90%, segundo o Inep – teria sido trocada pelos fiscais.
Algumas questões tinham problemas na formulação e mesmo professores de cursinho citaram a possibilidade de mais de uma interpretação. Como saber quais eram as repostas corretas?
Durante a correção feita pelos cursinhos, professores citaram questões que podem ter mais de um item correto e outra que não tinha resposta, mas o Inep ainda não falou sobre isso. O gabarito oficial não foi divulgado.
A prova pode ser anulada?
Por enquanto, o MEC descarta essa possibilidade.
Os estudantes prejudicados podem tomar alguma medida na Justiça?
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, orienta o estudante que se sentir prejudicado a procurar o Ministério Público Federal (MPF) para relatar o problema. Assim, o MPF pode entrar com ação coletiva, que pode acarretar em uma decisão abrangente. O inscrito também pode procurar a Justiça individualmente, pedindo inclusive a anulação do exame, mas a decisão será mais restrita.
Fui desclassificada porque meu celular tocou no local de prova. Posso fazer uma reclamação?
O uso de celular no local de prova era proibido. Casos de fraudes com o uso de celular serão investigados pelo MEC e os estudantes podem ser processados.
Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem?
Nesta terça-feira (9), às 18h, segundo o MEC.
Fonte: G1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário