sábado, 18 de setembro de 2010

Pará : Lésbicas farão passeata que pode atrair 100 mil

Considerada a maior marcha lésbica do Brasil, a 3ª Passeata das Lês será realizada neste domingo (19), em Belém. O evento já se tornou uma tradição e ocorre sempre no terceiro domingo de setembro. Com o lema "O normal é ser diferente", a marcha terá a ex-Big Brother Brasil Angélica Morango como madrinha. A concentração será às 15 horas na Avenida Nazaré, em frente à Casa da Linguagem. A passeata seguirá até o mercado de São Brás, animada por dois trios elétricos. O encerramento do evento, que contará com shows, está previsto para as 22 horas.


De acordo com um dos organizadores da passeata, André Kaveira, a ideia de criar a passeata surgiu da necessidade de chamar a atenção para a causa feminina, já que o movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBT) possui vários segmentos. "A principal finalidade da passeata é de lutar pelos direitos e levantar questões sobre os direitos das mulheres lésbicas, bissexuais e não lésbicas", completa.


A passeata será animada por dois trios elétricos: um levará Angélica Morango e o outro levará algumas atrações musicais, como a banda Saia Justa, a cantora Catarina Ávila e as DJs Alana, Paty Potência e Lady Green. Além disso, haverá um camarote VIP em um ônibus com ar-condicionado. Apenas personalidades que foram convidadas terão acesso ao ônibus, cujo som será comandado por outros DJs.


Durante a caminhada, serão distribuídas cartilhas contra a homofobia e haverá o lançamento do manifesto das lésbicas da Amazônia. Algumas personalidades locais que contribuem para o combate à homofobia também serão homenageadas, entre elas estão a governadora Ana Júlia Carepa, a cantora Flávia Anjos, da banda Amor Perfeito, e André Kaveira.


Segundo Kaveira, a expectativa é reunir, na 3ª Passeata das Lês, mais de cem mil pessoas. "Na segunda edição, oitenta mil compareceram ao evento, enquanto a primeira edição contou com 50 mil pessoas. A passeata já é um marco feminista, além de representar a luta da causa feminina, ela mobiliza o maior número de mulheres que lutam por essa causa em todo o Brasil", diz o organizador, ressaltando que o evento também repassa a mensagem de sustentabilidade para a comunidade LGBT. "Visamos reduzir os impactos ambientais também. Calculamos a quantidade e os impactos ambientais para assim neutralizarmos as emissões de CO² durante a passeata", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares